domingo, 2 de setembro de 2018

Investidor vs Especulador

Quando as pessoas ouvem falar sobre o mercado financeiro a primeira coisa que as veem a mente são de que todos que participam ou são multi milionários, ou então, são pessoas tentando a sorte como se estivessem participando de um jogo, o que, quem conhece sabe que é bem diferente da realidade, pois bem, então como é então?

Primeiramente é preciso deixar claro que podem se dividir em basicamente dois tipos de participantes, ou filosofias, de participação do mercado de capitais, são eles o Investidor e o Especulador.

Investidor: É um participante do mercado financeiro, pode ser uma pessoa física, um fundo de investimento, um fundo de pensão, um CNPJ, dentre outros, que tem como objetivo principal o investimento em longo prazo, por no minimo 5 anos, que tem a filosofia de se tornarem sócios das empresas que colocam seu capital, ou seja, estão diretamente ligados ao desempenho que as empresas vem tendo nos últimos anos e no possível desempenho futuro, se ela está dando lucro, se tem possibilidade de crescimento, esse tipo de coisa, para ai então com o crescimento da empresa terem o seu capital investido crescendo também.

Especulador: É um participante do mercado financeiro, pode ser uma pessoa física, um fundo de investimento, um fundo de pensão, um CNPJ, dentre outros, que tem como objetivo o investimento a curto prazo, um mês, uma semana, alguns dias ou até mesmo apenas horas ou minutos, tendo seu principal objetivo o ganho rápido, sem se importar muito com a "saúde" da empresa a qual estão especulando pois o que importa é apenas o resultado durante o curto período que colocam seu dinheiro nela, muitas vezes até mesmo ganhando dinheiro caso a empresa vá mal e entre no prejuízo.



Então podemos dizer que o investidores são os mocinhos e os especuladores os bandidos do mercado financeiro? De maneira nenhuma! Ambos são players, participantes, importantes e essenciais para o mercado, o investidor permitindo que as companhias cresçam e prosperem fazendo a economia como um tudo florescer, enquanto o especulador se faz essencial justamente pela sua grande movimentação financeira, dando liquidez ao mercado, o que permite que as empresas entram e saiam de suas posições com facilidade, pois sem os especuladores seria muito difícil comprar ou vender os papéis das empresas.

Preciso escolher apenas uma das duas abordagem para interagir com o mercado financeiro?
Não, um player pode muito bem ser ao mesmo tempo investidor e especulador, claro que não com o mesmo ativo, porém o player pode muito bem investir em uma determinada empresa para longo prazo e especular no curto prazo em outra, nada o impede de fazer isso, porém é necessário ter uma grande capacidade de leitura e interpretação do mercado para conseguir tal proeza.

Resumindo, tanto investidor como especulador são essenciais e fazem parte de um mesmo ambiente o qual não funcionaria sem a existência do outro.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário